Figueira da Foz

Arquitectura - Bruno Barbosa, João Barbosa, Pedro Costa e Sandra Paulo
Concurso - Requalificação e Reordenamento da Praia e Frente de Mar da Figueira da Foz e Buarcos
Localização - Figueira da Foz, Portugal



“A memória de um lugar é determinada pelo homem.” In, “imaginar a evidência”, de Álvaro Siza 

“ a memória enraíza-se no concreto, no espaço, no gesto, na imagem, no objecto. A história só se liga a continuidades temporais, ás evoluções, e ás relações das coisas. A memória é o absoluto e a história o relativo”. In, “Entre memória e história: a problemática dos lugares.” de Pierre Nora 

Como poderemos nós enraizar na memória colectiva uma nova memória? 

Propomos um programa coeso, identificável e intemporal. Um elemento arquitectónico que pousa sobre a geologia do lugar, acrescentado valor sem apagar a sua memória. Foi desenvolvida uma proposta de simples leitura e de forte dinamismo que estabelece a ligação entre as praias da Figueira da Foz e Buarcos. 

A presente proposta de intervenção para a praia e frente de mar da Figueira da Foz pretende, através de uma visão global, criar novas dinâmicas culturais e sociais, valorizando o potencial que a zona apresenta. Privilegiamos uma relação humana com a frente de mar, desenvolvendo novos diálogos e intercâmbios de actividades e apropriações diferenciadas. 

O local é marcado por uma grande dispersão na ideia de abordagem á praia. Procuramos criar um fio condutor, uma plataforma contínua com aproximadamente 2,7 Km de extensão, que alberga todas as funções existentes, complementando-a com novos programas que valorizam a integração e valorização da cultura, turismo, lazer e desporto. 

Podemos dividir a intervenção em três layers que se complementam. Um primeiro layer que aborda a questão da linha de edifícios existentes na frente de mar e a sua relação com a rua, a redefinição da estrutura viária de circulação automóvel, das áreas de estacionamento e do corredor verde existente. O segundo layer que define todo o passeio público marginal ao nível da rua, articulando-o com o percurso da ciclovia, pista de corrida e um canal verde onde se insere o transporte urbano “amigo do ambiente”, percurso também pontuado por pequenos espaços comerciais, culminando no lado sul num equipamento dedicado á prática desportiva. O terceiro layer, já ao nível da praia, pretende através de um percurso continuado, conectado com o layer dois, conter todas as funções de apoio á praia, bem como um corredor verde com espécies dunares endógenas.